quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Destruíram a biblioteca de Alexandria



A biblioteca de Alexandria gerou inúmeras controvérsias ao longo dos anos. Eis que não se sabe realmente quem fora o criminoso cultural que ordenou atear fogo na Biblioteca Real de Alexandria, existindo várias versões.

A Biblioteca de Alexandria, segundo estudioso da história mundial, fora criada no início século III a.C. , sendo concepção do Faraó Ptolemeu I Sóter, considerada uma das maiores bibliotecas do mundo.

Para o historiador Plutarco, o incêndio da Biblioteca Real de Alexandria foi ocasionada pelo Imperador Júlio César.

Segundo o referido historiador a tragédia em Alexandria foi provocada por César, numa louca caçada ao jovem Ptolomeu XII, inimigo do Triunvirato (Pompeu, Crasso e César). Ptolomeu XII era um jovem governante de Alexandria e ironicamente irmão da bela Cleópatra, por quem César viria a se apaixonar loucamente tempos depois.

Diz a história que depois de Pompeu ter sido decapitado, por aliados Ptolomeu XII, eles foram logo capturados por César e quase todos mortos pelo império. César temendo que outros aliados de Ptolomeu XII pudessem fugir de navio mandou incendiar as docas e todos os navios existentes, inclusive os seus. O incêndio alastrou-se e atingiu uma parte considerável da famosa biblioteca de Alexandria.

Existe outra teoria histórica segundo a qual a Biblioteca teria sido incendiada durante a época do imperador Aureliano, em plena guerra com a princesa Zenóbia.

Contudo, pouco importa, seja César ou Aureliano a loucura ou irracionalidade ocasionou uma das maiores perdas da história mundial, que tinha como principal objetivo preservar e divulgar a cultura.

A destruição através do incêndio da antiga biblioteca de Alexandria foi um grande e irrecuperável desastre cultural e político realizado por um reizinho de platão, despido de qualquer legitimidade acabando o que poderia se tornar raízes da cultura mundial.

A criminosa destruição da biblioteca é um acontecimento que deixou sequelas incalculáveis, sepultando para sempre a esmagadora maioria das obras da antiguidade clássica, o famoso incêndio da Biblioteca de Alexandria constitui um dos mais graves e dramáticos acontecimentos de toda a História da cultura mundial.

Escutei em sala de aula que a história não se repete. Todavia, os fatos oscilam e os seres humanos levados pelo gosto do poder e da força cometem os mesmos erros. Aprendi, também, que os fins nem sempre justificam os meios...

Felizmente, a Biblioteca de Alexandria foi reconstruída (foto), muito embora nunca poderemos salvar o que a loucura e irresponsabilidade dos IMPERADORES do momento fizeram com o berço da cultura mundial.

Imitando esse funestro acontecimento da biblioteca de Alexandria, vez por outra, reaparece em meio à loucura incontida, pseudos deuses, que se julgam blindados, desmentidos pela história para sempre mostrar que são simples humanos falíveis derrotados pelo tempo.

Tomo para mim trechos da música “Apesar de você” de Chico Buarque:

"Hoje você é quem manda

Falou, tá falado

Não tem discussão, não.

A minha gente hoje anda

Falando de lado e olhando pro chão

Viu?

Você que inventou esse Estado

Inventou de inventar

Toda escuridão

Você que inventou o pecado

Esqueceu-se de inventar o perdão."


· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·· ··÷¦÷·· ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário